domingo, 15 de julho de 2018

Matéria - Trovas



            Essa semana nós vamos falar sobre, Trovas, um assunto bem interessante, mas muita gente, quando ouve a palavra Trova, se pergunta o que significa Trova? Alguns meses atrás, eu tinha o mesmo pensamento, quando eu ouvi a palavra Trova pela primeira vez, mas logo depois me procurei me informar sobre o assunto, e logo me apaixonei pelas as Trovas. E aqui nesta matéria, eu vou contar para vocês, como eu me apaixonei pela Trova e vou tentar esclarecer para vocês, o que é Trova. Então vamos para nossa matéria dessa semana.
            Em março, eu fui convidada para um evento na Academia de Letras Campista, e eu tive a honra de ir nesse evento, e nesse evento teve uma apresentação de Trova, até quem apresentou foi a Talita Batista, a presidente da UBT Campos. Quando eu a ouvi declamando, aquela linda Trova, que eu não me lembro agora, qual foi, mas eu me lembro perfeitamente, que eu achei lindo aquele poema, pois no meu ponto de vista, ela estava declamando um lindo poema.
            Logo depois, eu adicionei a Talita Batista no Facebook, e ela com o maior carinho me aceitou e me fez o convite, pra mim fazer uma visita na Oficina de Trovas, eu fiquei muito feliz com esse seu convite. E um belo dia, eu fui fazer essa visita a Oficina de Trovas, e chegando lá, logo me apaixonei pela aula, e de uma visita, eu acabei virando aluna da Oficina de Trovas, e no último dia 04 de julho, nós terminamos esse curso, e agora eu posso dizer, que eu sou uma Trovadora, ainda com um pouco de dificuldade, mas estou aprendendo a cada dia com as minhas amigas da UBT.
            Mas você do outro lado da telinha, deve estar se perguntando, mas Thaís, o que é Trova? Trova, são 4 versos, que cada um deles, possui 7 sibilas poéticas e o primeiro verso, tem que rimar com o terceiro e o segundo com o quarto e todos os versos com o seu sentido. Assim formaremos uma linda Trova, e certamente emocionará todos que ler ou darão risada, se for uma Trova humorista, que é bem legal também.
            Bom, essa foi minha matéria dessa semana, falando um pouquinho sobre Trovas, e eu aproveito para convidar vocês, para o Lançamento do Livro “Arte do Dizer”, que é um Livro dos Trovadores de Campos, eu não estou participando desse Livro, pois eu entrei depois, mas eu estarei presente neste Lançamento. Que será na próxima quarta-feira dia 18, às 19 horas, na Academia de Letras Campista, no Jardim São Benedito. Vou estar deixando aqui, no final da nossa matéria, uma Trova minha, que fizemos um concurso na Oficina de Trova, e eu tirei em 4º Lugar com essa Trova.

Só na trova encontrei paz,
e ganhei a inspiração:
bem sei que serei capaz,
de despertar emoção!
(Thaís Souza – UBT Campos)

3 comentários:

  1. Muito bem, Thaís! Estamos muito felizes por você está gostando e ter aprendido a fazer trovas A UBT Campos sente-se muito honrada e feliz em ter uma joven zinha co o você entre os seus membros! Muita inspiração poética para você! Continue conosco para se aperfeiçoar sempre, mais e mais... Viva Thaís! Viva a Í T Campos! Viva a trova!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse seu depoimento Thais! A Trova é realmente um gênero poético muito cativante É desafiador! Adorei ter vc nas oficinas e aplaudo o seu talento e entusiasmo! Obrigada pelo apoio aqui no seu blog! Beijos, Janilce

    ResponderExcluir