segunda-feira, 9 de abril de 2018

Matéria - Entrevista com o Editor, Ismael Garcia


            O nosso Blog está crescendo cada vez mais, pois estamos recebendo profissionais em diversas áreas que estão trazendo muitas novidades e estão nos contando um pouco mais sobre a sua área profissional, e essa semana não poderia ser diferente.
            É com muita satisfação que hoje nós vamos receber no nosso Blog um convidado muito especial: o Editor da Editora Garcia, Ismael Garcia, editora em que eu, Thaís Souza publico os meus livros, uma editora que eu costumo dizer que é uma editora abençoada por Deus, pois é uma editora que está procurando trabalhar para beneficiar os seus escritores.
            Eu não conheço o Ismael Garcia nem a equipe da Editora pessoalmente, mas sei que são excelentes profissionais e são muito humildes, que ajuda muito em um trabalho. Conheci a Editora Garcia no final do ano de 2014, quando enviei o meu primeiro trabalho, o livro Superando Os Limites, e eles me abraçaram com muito carinho. E, com esse mesmo carinho nós, já produzimos novos trabalhos juntos.
            E hoje eu estou me sentindo muito honrada em poder contar com a participação do Ismael aqui no nosso Blog. Resolvi trazer o Ismael para estar nos contando um pouco da sua carreira na Editora Garcia, nos contar também de como funciona a publicação de um Livro e muito mais.
            Mas antes de começar a nossa entrevista, gostaria de agradecer ao Ismael, não só pela sua participação aqui no nosso Blog, mas também por você, Ismael e toda equipe da Editora Garcia, estar sempre acreditando no meu trabalho. Sinto-me muito orgulho em fazer parte dessa Editora. Então, vamos para nossa entrevista, pois a emoção já está invadindo o meu coração.

Ismael Garcia, conte-nos um pouco como nasceu a Editora Garcia Edizioni:

Resposta: Olá, Thaís! Para nós é um grande prazer estar aqui em seu blog, colaborando um pouco com o seu trabalho e, ao mesmo tempo, fornecendo informações que acreditamos possam, de alguma forma, ser úteis a quem nos lê.
Tudo começou quando cheguei à Itália em 2004. Como gosto sempre de obter bons resultados em tudo aquilo que faço, independentemente da atividade, tomei a decisão de aprender bem a Língua Italiana. Por isso, comecei a escrever no ano de 2006, diretamente em italiano, Le lacrime della felicità (As lágrimas da felicidade), o meu primeiro romance. Depois de tê-lo concluído, no início de 2008, comecei a procurar uma editora que fosse interessada a publicá-lo, realizando desse modo o meu sonho.
Durante um período de dois anos muitas foram as propostas recebidas, mas nenhuma delas era suficientemente acessível ou aceitável.
Consciente de que muitos novos escritores encontravam a mesma dificuldade que eu, aproveitei os meus conhecimentos adquiridos no Brasil, na faculdade de Direito, e também na Itália, no Curso de Direito e Economia Empresarial, e inaugurei em Maio de 2010 a GARCIA edizioni, com o objetivo de oferecer aos novos escritores a acessibilidade que não havia encontrado em outras editoras.
GARCIA edizioni foi inaugurada com o livro Le lacrime della felicità (As lágrimas da felicidade), um romance que relata diversas histórias de vida e que coloca em evidência os resultados derivantes das nossas escolhas. O livro vendeu um número surpreendente de cópias, dando assim, origem ao sucesso da editora e abrindo as portas para que milhares de novos escritores pudessem também ter seu sonho de publicar um livro realizado.

A Editora Garcia está crescendo a cada dia, com lançamentos de novos livros. E como você se sente em ver o sucesso de um livro, que foi publicado na Editora Garcia?

Resposta: Ver o sucesso do trabalho realizado por meio de nossas mãos é sempre satisfatório. Porém, o que realmente nos deixa mais felizes é a alegria que sobrevém àqueles a quem damos a nossa contribuição. Ver o sucesso de um novo escritor, cujo livro tenha sido publicado por nós, nos dá a sensação de dever cumprido.

Ao receber um trabalho, o que chama mais atenção para aceitar aquele trabalho? E por quê?

Resposta: Na nossa opinião, um livro, independentemente do gênero, precisa ter um conteúdo que transmite uma mensagem positiva. Ou seja, ele deve oferecer ao leitor muito mais que um passatempo, deve deixar ao leitor algo de valor, algo que vai acrescentar algum benefício. É este tipo de livro que estamos sempre procurando, pois não queremos publicar livros apenas por publicar, mas livros que causam mudança na vida de quem os lê.

A Editora Garcia está com um novo canal de venda chamado Marketplace. Qual o objetivo desse canal de venda, além de divulgar mais o nosso trabalho?

Resposta: O GARCIA Marketplace é a oportunidade que faltava para que o livro dos novos escritores possam ser apresentados ao maior número de pessoas possível! Através deste projeto, escritores e editoras, de modo geral, podem vender seus livros através dos maiores canais de vendas online existentes no Brasil. Além disso, os livros são divulgados nas principais redes sociais da atualidade e em vários outros canais de divulgação e de comunicação.
São MILHÕES de consumidores, muitos deles "sedentos" por uma boa leitura, que poderão visualizar os livros e seus autores todos os dias. Indiscutivelmente, as oportunidades de venda serão bem maiores. E, o que é mais importante, o autor tem a grande chance de realizar-se como escritor (a) e a editora como aquela que está apta a atender a necessidade de seus autores.

Podemos dizer que a Literatura é pouco valorizada nos dias atuais devido o avanço da tecnologia. Qual tipo de Livro que é mais valorizado, mesmo com o avanço da tecnologia?

Resposta: Não acredito na ideia de que a literatura é pouco valorizada. Quem com ela está relacionada a valoriza muito e quem não está não a valoriza. Assim acontece com a música, com o esporte, e com qualquer outra atividade. Esses grupos podem ser maiores em alguns casos e menores em outros. O grupo que valoriza a literatura pode ser menor que o grupo que valoriza o futebol, mas de repente pode ser maior que o grupo que valoriza a pescaria, por exemplo. E, dentre aqueles que valorizam a literatura, há preferências: há quem prefira um tipo de gênero literário e há quem prefira outro; há quem opta por livros físicos e há quem escolha livros eletrônicos. O escritor que deseja obter sucesso precisa ter a perspicácia para equilibrar aquilo que deseja fazer/escrever com o tipo de leitor que deseja alcançar. Se ele criar o produto certo para o nicho adequado, o sucesso será garantido.

Você é um Editor, mas você já escreveu algum livro ou deseja escrever?

Resposta: Na verdade, fiz alguns testes e, mesmo sendo testes, me geraram bons resultados, como no caso do livro que fez nascer a nossa editora. No entanto, já defini meu estilo literário e, atualmente, estou sim, escrevendo um livro que deverá ser publicado até final deste ano. No momento oportuno as informações serão divulgadas.

A Editora Garcia está crescendo a cada dia com novos projetos. Você poderia nos contar um pouco quais são os projetos da Editora para o futuro?

Resposta: Sobre os projetos, prefiro destacar a Gráfica Garcia, a editora Garcia, a Livraria Garcia e o Garcia Marketplace. São trabalhos que estão em andamento e que somado a outros que já estão a caminho e que em breve serão revelados, têm o objetivo de fazer da editora Garcia uma referência nacional no que concerne à realização de serviços editoriais, publicação, impressão, vendas e divulgação de livros de novos escritores.

Que mensagem você poderia deixar para aquela pessoa que já escreveu um Livro, mas tem algum receio de publicar:

Resposta: Costumo dizer que a ação é o que distingue uma pessoa de fracasso de uma pessoa de sucesso. No mundo literário não é diferente. Um escritor só vai usufruir dos benefícios que o livro que ele escreveu pode lhe proporcionar se ele tomar a atitude de publicá-lo, de forma independente ou por meio de uma editora. Se eu não publicasse meu primeiro livro, muita coisa excelente que já vivi não teria acontecido e jamais teria tido o privilégio te ter contribuído, por meio da editora Garcia, com a publicação de mais de 5000 escritores nesses últimos 8 anos. Escrever um livro e não publicá-lo é abrir mão de tudo o que vem depois. Não faça isso, pois o que vem depois pode ser o que fará a diferença em sua vida.

Thaís Souza: Bom, Ismael Garcia, estamos chegando ao final da nossa entrevista. Gostaria de te agradecer mais uma vez. Foi muito bom contar com a sua participação aqui no nosso Blog, Que Deus te abençoe grandemente! Deixe aqui as suas palavras finais sobre a sua participação aqui no nosso Blog, e fica à vontade para deixar os contatos da Editora, para quem deseja publicar algum Livro ou que deseja conhecer a Editora melhor.

Ismael Garcia: O prazer é todo nosso, Thaís! Desejamos a você  todo o sucesso do mundo e que você continue sendo essa pessoa maravilhosa que é. Que através de você outras pessoas possam se inspirar para obter o melhor da vida!
Aqueles que desejarem conhecer mais o trabalho da editora Garcia, podem visitar nosso site: www.editoragarcia.com.br
Um forte abraço!
Ismael Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário