segunda-feira, 11 de julho de 2022

Matéria - Acessibilidade na cidade

Artigo: Thaís Souza                  Participação: Tamiris Ferreira


 

Recebemos pedido para estar fazendo um artigo, para estar contando um pouco como que está sendo o meu acesso com o andador na cidade. Nós, já chegamos a fazer esse tipo de artigo, mas acredito que eu ainda não andava de andador.

Neste nosso artigo, teremos uma participação especial da nossa querida Tamiris Ferreira, que é Psicóloga do setor RH e que também é deficiente, e que também anda de andador. Então acredito que faremos um belo artigo, passando para vocês as nossas experiências, com a acessibilidade na cidade...

Eu, Thaís Souza, vou estar falando um pouco da minha experiência e vou deixar um espaço para Tamiris. Mas antes de iniciar, gostaria de agradecer imensamente à Tamiris, por ter aceitado o meu convite, para estar participando deste artigo e em breve, vamos estar trazendo a Tamiris, para estar nos contando um pouco de sua profissão. Então, vamos iniciar o nosso artigo.


Thaís Souza:
Em 2019, eu comecei andar de andador. Daí então, eu comecei a observar melhor a falta de acessibilidade na cidade. Quando falamos na cidade, vocês podem pensar que é só nos lugares públicos, mas infelizmente são em todos os lugares; tanto faz público ou privado.

Têm lugares que não tem espaço para romper com andador, e não temos opção precisamos da ajuda dos nossos pais ou de outra pessoa próxima e isso sempre me deixa muito triste. Embora, que o Bruno nosso personal, sempre nos treina para casos assim, mas, estamos falando não só por nós, mas também por um cadeirante, idosos ou outro tipo de deficiências...

Então devemos sempre nos unir, para reverter essa situação e adquirir o nosso direito de ir e vir em todos os lugares.

 


Tamiris Ferreira:
Em 1998, com sete anos de idade, eu comecei a treinar o uso do andador devido a minha deficiência (que é congênita), mas não me adaptei muito a ele e segui fazendo o uso de cadeira de rodas para percorrer longos trajetos.

Depois de adulta tentei me adaptar ao andador novamente. Não gostava muito dele rsrs... mas conseguia utiliza-lo. Em 2019 quando comecei no meu trabalho, tive que recorrer a ele pois não tinha como utilizar cadeira de rodas lá. E hoje somos inseparáveis!

Sempre enfrentei dificuldades de acesso nas ruas, escolas, hospitais, lojas e restaurantes. Mas não podemos nos deixar abater, e abrir mão dos nossos sonhos pelas dificuldades cotidianas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário