segunda-feira, 27 de março de 2023

Matéria - 188 anos, da cidade de Campos dos Goytacazes

Texto e Digitação: Thaís Souza

Nesta terça-feira, dia (28), a cidade de Campos dos Goytacazes estado do Rio de Janeiro, completará 188 anos que foi elevada como cidade. E esta semana, faremos um artigo especial, para estar comemorando esta data tão especial. Então, vamos para o nosso artigo especial, desta semana.

A cidade de Campos dos Goytacazes é a cidade considerada a maior cidade do interior do estado do rio de janeiro, e há 188 anos atrás, ela foi elevada como cidade, pois até então, ela era uma vila, chamada, Vila São Salvador...

Nestes 188 anos, a cidade de Campos já viveu várias histórias. Histórias essas, promovida através da arte de pessoas que muito lutaram para deixar a sua marca nesta cidade, mas que infelizmente, hoje não se encontra mais entre nós.

Essas histórias e outras histórias são sempre lembradas e valorizadas por historiadores e outras pessoas, mas a história de Campos, não parou no passado, pelo contrário, ela continua a todo tempo, com pessoas que estão sempre lutando, para mostrar o seu talento e principalmente para estar levando a cultura da sua cidade, para o Brasil e para o mundo...

Mas nem sempre essas novas histórias são vistas e valorizadas, muitas das vezes, elas são escondidas pelas histórias do passado. Não estamos querendo dizer que as histórias do passado devem ser esquecidas, pelo contrário, elas devem ser lembradas e valorizadas sempre, mas, Campos não parou, a cidade possui novas histórias. Histórias essas, que precisam ser mostradas e valorizadas.

Vamos comemorar esses 188 anos da nossa cidade, lutando pela valorização de novas histórias.

Este foi o nosso artigo especial, dos 188 anos da cidade Campos dos Goytacazes.

Se você gostou e achou importante este nosso artigo, não deixe de compartilhar para os seus amigos e convidem para seguir o nosso Blog.

 

Viva Campos, viva a cultura e viva os artistas desta cidade...

segunda-feira, 20 de março de 2023

Matéria - A Força da Mulher Deficiente

Texto e Digitação: Thaís Souza

Este mês, estamos trazendo vários artigos falando de mulher e este é o nosso terceiro artigo, então nada melhor de falar da Força da Mulher Deficiente, um tema inclusive que eu já levei para uma Antologia das Mulheres Maravilhosas, e agora estou trazendo para o nosso Blog. Então, vamos para o nosso artigo desta semana.

Toda mulher tem uma força sem igual, mas a mulher portadora de alguma deficiência, a sua força é uma força admirável, pois, ela está sempre lutando para o seu bem-estar e para ser inserida na sociedade, que é uma tarefa nada fácil.

A Mulher Deficiente não é uma mulher diferente, ela tem vontade, sonhos, desejos e outras coisas mais, ou seja, ela tem os mesmos sentimentos que qualquer mulher sem deficiência tem. Mas devido o maldito preconceito que infelizmente ainda existe, as pessoas pensam que não temos esses sentimentos, elas pensam que devemos acostumar com o nosso dia a dia e não conquistar algo mais na vida...

Mas não podemos deixar que esses preconceitos nos parem; devemos lutar com determinação e com nossa força de mulher, e mostrar que somos capazes de conquistar o que sonhamos.

Eu, Thaís Souza, venho lutando para alcançar todos os meus objetivos, mesmo sendo vítima de inúmeros preconceitos. Preconceitos esses, que sempre me machuca muito e que no momento me faz pensar em desistir de tudo, mas logo paro para pensar que jamais posso desistir, porque a minha deficiência é física e com a minha determinação, posso chegar ao patamar que eu almejo; já dessas pessoas com o preconceito a deficiência é no coração e na alma, uma deficiência que não tem força para lutar...

E vocês mães que tem uma filha com alguma deficiência, não importa qual seja a deficiência, lute sempre e mostre para o mundo que ela tem muito valor, para Deus e para você.

Este foi o nosso artigo, desta semana, falando da Força da Mulher Deficiente...

Se você gostou e achou importante este nosso artigo, não deixe de compartilhar para os seus amigos e convidem para seguir o nosso Blog.

segunda-feira, 13 de março de 2023

Matéria - Violência contra a Mulher

Texto e Digitação: Thaís Souza


Na semana passada, nós fizemos uma homenagem à mulher, pelo Dia Internacional da Mulher, e falamos que íamos trazer mais artigos falando sobre as mulheres. Então nada melhor de falar sobre a violência contra a mulher, uma triste realidade que estamos vivendo nos últimos tempos. Então, vamos para o nosso artigo desta semana.

A violência contra a mulher vem crescendo muito nos últimos anos, e isso causa grande preocupação para todos nós. Estamos falando da violência contra a mulher, mas, na verdade, é que esse crescimento tem sido no modo geral, ou seja, são todos tipos de violência que vem crescendo...

E o que fazer diante dessa triste realidade? Toda mulher precisa ter a consciência do início de uma violência com o seu companheiro, isso pode acontecer com uma violência física ou verbal. Não se cala diante dessa situação, porque você estará evitando algo pior no futuro.

Assim, você estará se defendendo, a sua família e outras mulheres, contra o feminicídio. Mulheres se unem e digam não ao feminicídio, porque toda mulher tem o seu valor e não pode ser tirado, por causa de uma violência...

Este foi o nosso artigo, desta semana, falando da violência contra a mulher, e semana que vem,  vamos trazer outro artigo relacionado à mulher.

Se você gostou e achou importante este nosso artigo, não deixe de compartilhar para os seus amigos e convidem para seguir o nosso Blog...

segunda-feira, 6 de março de 2023

Matéria - Dia Internacional da Mulher

Texto e Digitação: Thaís Souza


Na próxima quarta-feira, dia (8), vamos estar comemorando o Dia Internacional da Mulher e como todos os anos, vamos estar fazendo uma pequena homenagem para todas as mulheres; falando um pouco da sua garra, determinação, entre outras coisas. Então, vamos dar início no nosso artigo desta semana.

O Dia 08 de março é um dia muito especial para todas as mulheres, pois é um dia que recebemos várias homenagens durante o dia e nesse dia nos sentimos muito importante com essas homenagens, mas infelizmente essas homenagens não acontecem todos os dias...

Às vezes a mulher é pouco valorizada, a garra e a determinação são bem visíveis, ela sempre luta por aquilo que ela deseja, mesmo que ela não alcance êxodo. Durante este mês de março, vamos estar trazendo outros artigos falando das conquistas e dos direitos da mulher.

Mas neste nosso artigo desta semana, o nosso foco mesmo é homenagear todas as mulheres. Esse ser que faz toda diferença no mundo, um ser delicado como uma rosa, que jamais perde a sua beleza por nenhum problema da vida. Essas são algumas qualidades da mulher, pois existem inúmeras...

Neste nosso artigo, eu peço licença a vocês seguidores, para estar homenageando uma mulher muito especial, que é tudo que foi citado acima e muito mais. Essa mulher é a minha mãe, Vânia, pois a minha mãe é tudo isso e muito mais, não só como mãe, mas em todos os sentidos...

Se você deseja homenagear uma mulher que você admira e quer bem, você também pode estar fazendo essa homenagem, nos comentários do nosso Blog.

Bom, este foi o nosso artigo especial do Dia Internacional da Mulher 2023.

Se você gostou deste artigo e deseja homenagear todas as mulheres, não deixe de compartilhar para os seus amigos e convidem para seguir o nosso Blog...

quarta-feira, 1 de março de 2023

Matéria - Entrevista com a atual presidente da UBT Campos, Talita Batista

Texto e Digitação: Thaís Souza         Entrevistada: Talita Batista


Esta semana, estamos tendo a honra de receber a participação da presidente da UBT, a nossa querida, Talita Batista. 

Não é a primeira vez que a Talita participa do nosso Blog, pois na gestão anterior da Talita, ela participou do nosso Blog falando um pouco sobre a trova. Desta vez a Talita vai estar falando um pouco dos Jogos Florais que acontecerá na cidade de Campos, neste ano... 

Algumas semanas atrás, divulgamos aqui os Jogos Florais e agora a Talita vai nos explicar melhor, como que funciona e como que podemos participar. Mas antes, nós gostaríamos de está te agradecendo pela sua participação e por sempre confiar no Blog de Matérias e Anúncios com Thaís Souza, esperamos que fique bem à vontade com as nossas perguntas. Então, vamos para nossa entrevista. 

 

Talita, para os nossos seguidores entenderem melhor; explique-nos o que é os Jogos Florais: 

Resposta: 

Jogos Florais é uma atividade, promovida pela União Brasileira de Trovadores (UBT) que se inicia divulgando um regulamento de Concurso de Trovas, depois de aprovado pela UBT Nacional. Esse regulamento precisa ser divulgado, por vários meios de comunicação, por todo país e até para o exterior. 

A entrega de premiação dos vencedores deste concurso de trovas, se dá presencialmente, por ocasião de uma festa, onde os trovadores classificados e outros convidados se reúnem na cidade promotora deste grande evento trovadoresco.  

 

Qual é o real objetivo dos Jogos Florais? 

Resposta:  

Incentivar a cultura, a divulgação e o gosto pela trova literária. 

 

Quem não é associado (a) da UBT, mas sabe compor trovas. Pode estar participando? 

Resposta: Sim. Qualquer poeta trovador pode participar dos Jogos Florais, mas sempre é alguma UBT quem organiza essa festa. 

 

Quem deseja aprender fazer trovas, para estar participando. Ainda dá tempo? 

Resposta: Para enviar trovas, basta ter a disposição para isso. Mas as trovas enviadas passarão por uma equipe especializada de jurados que farão uma criteriosa avaliação nas mesmas. E só as melhores trovas serão classificadas. 

O certo é que o trovador procure estudar bastante, procurar ler muito boas trovas. Dedicar muito tempo para buscar um “achado poético”, assim sua trova terá qualidade e poderá até ser premiada. 

Não é a quantidade de trovas que se faz, nem a rapidez que se fazem as trovas, mas a qualidade dessas trovas passam a ser mais importante nos concursos de trovas. E fazer trovas com qualidade precisa de muita leitura e estudo atencioso e dedicado de boas trovas. 

 

Nos fala um pouquinho sobre a premiação dos Jogos Florais: 

Resposta: 

Cada Concurso de Trovas baseia-se em algum regulamento. Portanto, prefiro falar e divulgar nesse espaço o Regulamento dos X Jogos Florais da UBT Campos dos Goytacazes/RJ

X  JOGOS FLORAIS DA UBT-CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ – 2023 

 

 

REGULAMENTO 

 

1.      MODALIDADES:  

Trovas Líricas/Filosóficas (L/F)  e Humorísticas (H); 

 

2.      ÂMBITOS/TEMAS:   

Nacional / InternacionalENREDO (L/F)  

Estadual   (Estado do Rio de Janeiro):  TRAMA (L/F)  

Municipal (Campos dos Goytacazes):  CAMPISTÊS (L/F) 

Novos Trovadores:  REGRESSO  (L/F) 

Humor (todos os âmbitos):  RIVAL  (H) 

 

3.      MÁXIMO: 2 trovas por tema 

 

4.      PRAZO de CHEGADA: Trovas recebidas até 30.04.2023 

 

5.      MODALIDADE DE ENVIO

 

a) Sistema de envelopinho branco, para: Talita Batista, Rua Câmara Júnior, 35/ap.403 –                                                                                             Campos dos Goytacazes – CEP-28035-135 

b)  Via internet, para os Fiéis Depositários:  

Os temas ENREDO e REGRESSO, enviar para Catarina Santos     

 

,  

e-mail: catarina.ifcs@gmail.com 

Os temas TRAMA, CAMPISTÊS e RIVAL, enviar para Regina Rinaldi,  

e-mail: ubtpariqueraacu@gmail.com 

 

Observações

1.      Entende-se por “Novo Trovador” aquele que ainda não obteve 3 premiações em concursos de trovas em âmbito nacional reconhecidos pela UBT; 

2.      No envio pela internet, as trovas devem ser escritas no corpo do e-mail acompanhadas dos dados de identificação do trovador e o tema a que concorrem. Não se aceitam anexos; 

3.      Na categoria “Novos Trovadores” é imprescindível identificar tal condição.  

4.      Em todos os temas, valem palavras cognatas. 

 

Os Jogos Florais tem uma idade específica para estar participando? 

Resposta: 

A UBT não define idade para participar, mas baseia-se no bom senso que os menores devem estar acompanhados pelos professores ou pais das crianças.  

 

Thaís Souza: estamos chegando ao fim da nossa entrevista, gostaria de estar te agradecendo mais uma vez pela sua participação. Deixe aqui suas palavras finais sobre a sua participação no nosso Blog, e fique bem à vontade para estar divulgando um pouco mais os Jogos Florais... 

 

Talita Batista:  

Quero convidar a todos os poetas trovadores para lerem com atenção o regulamento acima e participarem dos Jogos Florais, enviando trovas. Caprichem ao elaborá-las! 

Agradeço a você, Thaís, por sua atenção e carinho comigo e com a UBT Campos/RJ. 

Abraço trovadoresco a todos.